André Carneiro

“A FC não é algo escapista, mas sim um caminho para colocar o homem na fantástica realidade do progresso humano.”

“(…) palavras escritas permanecem sempre as mesmas e a realidade muda a cada segundo (…) usamos palavras como caixas mágicas que parecem repletas de coisas mas estão completamente vazias quando as abrimos.”

── André Carneiro, In: Amorquia, Editora Aleph, 1990.

English Version – clik here

Marco Bourguignon

O AUTOR

André Carneiro
Fonte: wikpedia

André Carneiro (1922-2014) é considerado um dos mais importantes escritores e crítico de Ficção Científica no Brasil, foi através da sua obra que a Ficção científica ganhou notoriedade no exterior. Não só com a sua prosa, mas também com a sua poética, mas sem nunca abandonar a dedicação em outras artes.

Como cineasta foi premiado no Brasil e no exterior. Ganhou o concurso Nacional de roteiros, no Quarto Centenário de São Paulo. Representou o Brasil, no Concurso Internacional para Filmes Artístico, na Inglaterra, com o filme “Solidão” (exibido na França e na Itália). Colaborou e fez roteiros com o cineasta Abilio Pereira de Almeida, Roberto Santos entre outros. O roteiro sobre a vida de Meneguetti foi comprado por Carlo Ponti. Teve o conto “O mudo” transformado em filme de longa metragem, dirigido por Júlio Xavier da Silveira em produção da Embrafilme. Atuou no cinema publicitário dirigindo curtas metragens e comerciais na televisão. Também, como professor de roteiros, organizou um filme piloto para série de televisão, no Senac.

Como fotógrafo artístico foi premiado em vários salões nacionais e internacionais (Brasil, Itália e Holanda).

Pintor e escultor, fez algumas exposições e pesquisa uma “pintura dinâmica” de sua criação, com líquidos químicos que tomam varias formas entre compartimentos transparentes.

Fez exposições de “Poesia Colagem”, técnica que usa para a feitura de capas de livros de vários autores.

Sempre trabalhou no uso da hipnose na sua atividade de Analista. Autoridade no assunto, publicou dois livros sobre Hipnose, tendo participado de Congressos Internacionais de Parapsicologia com teses sobre essa matéria.

Jornalista, foi editor do conceituado jornal literário “Tentativa”, apresentado por Oswald de Andrade, onde colaboraram, na época, os maiores escritores nacionais, como Sérgio Milliet, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Vinícius de Morais etc.

Foi como contista e romancista de ficção científica que alcançou repercussão mundial. Suas obras foram traduzidas profissionalmente na Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Itália, Bulgária, Suécia, Japão etc.

Foi destaque da Editora Putnam (a maior dos Estados Unidos) em uma antologia “os melhores do ano”, citado na capa como mestre internacional. Também constou de uma antologia universitária americana ao lado de nomes como Solzhenitsyn, Rafael Alberti, Gabriela Mistral, Anton Chekhov, Behold Brecht, Tagore, D.H. Lawrence, Jacques Prévert, Cisneiros, Huxley, etc.

Seu romance “Piscina Livre”, traduzido na Suécia, alcançou sucesso critico. A.E. Van Vogt (USA) o comparou a Kafka e Albert Camus. Também Alcântara Silveira afirmou que conseguia a mesma “atmosfera” de Kafka de “A Metamorfose”. “A Dictionary of Contemporary Brazilian Authors” afirma que escreve “a mais original F. C. do Brasil”.

Seu nome consta como verbete de inúmeras enciclopédias nacionais e estrangeiras. É o único membro na América do Sul do “Science Fiction & Fantasy Writers of América”, entidade profissional de escritores americanos.

Álvaro Augusto Lopes compara o seu “humor” com o de Sterne ou Swift. Geraldo Galvão Ferraz afirma que é o único autor brasileiro de FC com obra significativa. Hermes O. Gosso, na Argentina escreve que é o mais talentoso autor de toda a América Latina. Também o critico espanhol Augusto Uribe o considera o melhor autor em literatura fantástica da América Latina. Daniel Barbieri (Argentina) o considera “melhor do que Bioy Casares e o mais destacado escritor latino-americano do gênero”, também seguido por Eduardo J. Carletti: “o mais original latino-americano que já li”. Dinah Silveira de Queiroz o considerava “nosso mestre da F.C.”. Carlos Drummond de Andrade afirmou que, na “Piscina Livre exercita de maneira brilhante a originalidade de ficcionista”.

Estreou na poesia com o livro “Ângulo e Face”, editado por Cassiano Ricardo, que afirmou: “seu poder de comunicação chega a ser contundente, fere mais do que a sensibilidade à flor da pele”. Esse primeiro livro e os outros foram recebidos com unânimes elogios de toda a critica brasileira. Sérgio Milliet afirmou: “É agora um poeta de São Paulo, mas será certamente, um poeta do Brasil”. José Geraldo Vieira destacou que “somente alguns dos seus poemas já bastariam para o inserir entre as melhores expressões do modernismo”. Otto Maria Carpeaux destaca “os versos comoventes de Angulo e Face”. De Portugal, A. Garibaldi afirma que será “um dos grandes nomes da lírica brasileira”.

Ferreira Gullar lamenta que a poesia sóbria e humana de André Carneiro passe despercebida do grande público, “poemas construídos arquiteturalmente, num equilíbrio de verbalismo e emoção”. Mauro Mota escreve que “revela uma experiência surpreendente e apossa-se do leitor com facilidade”. Domingos Carvalho da Silva informa que “quando o grande poeta Stephen Spender esteve no Brasil, ao ler uma tradução do poema ‘Água’, de André Carneiro, afirmou tratar-se de uma página que desejaria ter escrito e o disse com razão, pois é uma peça poética realmente de categoria”. “Poesia autêntica, sem ornatos inúteis, direta e bela” na opinião de Pascoal Carlos Magno. Murilo Mendes considerou a sua estreia como a mais significativa dos últimos quinze anos. Lígia Fagundes Teles declarou: “Temos um verdadeiro poeta pela frente”. Cristovam Pavia, conhecido poeta português considerou a poesia de André Carneiro: “de originalidade admirável, profunda e madura”. Roger Bastide disse: “amei a pureza e o senso de escolha das imagens e seu valor no conjunto, confirmando o que Sérgio Milliet já me havia falado”. Carlos Drummond de Andrade afirmou que a poesia de André Carneiro “transfigura as coisas cotidianas”. “Uma continuidade modelar do Modernismo numa renovada e luminosa expressão”, escreveu Oswald de Andrade. André Carneiro é um dos dois maiores poetas vivos brasileiros, segundo Bernard Lorraine, poeta e critico francês. Maria Lúcia Pinheiro Sampaio, escreveu um capitulo sobre o poeta, afirmando ser “clássico e moderno, capaz de exprimir os anseios de seu tempo”.

Ganhou inúmeros prêmios nacionais como o “Machado de Assis”, do Estado da Guanabara, Melhor Livro do Ano, da Câmara Municipal de São Paulo, Prêmio “Alphonsus de Guimaraens, da Academia Mineira de Letras”, “Fundação Cultural de Brasília” e o “Prêmio Nacional Nestlé”, com o livro “Pássaros Florescem”, em Segunda edição pela Ed. Scipione.

Sobre a poética de André Carneiro:

Entre as estreias destes últimos quinze anos, a sua me parece das mais significativas. (Murilo Mendes)

Poeta dos verses comoventes de “Ângulo e Face”. (Otto Maria Carpeaux)

Temos agora um verdadeiro poeta pela frente.(Lygia Fagundes Telles)

Seu livro estabelece visível a continuidade modelar do Modernismo numa renovada e luminosa expressão. (Oswald de Andrade)

(…) trata-se de uma página (de André Carneiro) que eu gostaria de ter escrito. (Stephan Spender – Inglaterra)

Poesia autêntica, sem ornatos inúteis, direta e bela. (Paschoal Carlos Magno)

Estes poemas bastariam para inserir André Carneiro entre as melhores expressões do modernismo.(José Geraldo Vieira)

A segurança com que maneja os vocábulos, por ele mesmo inventados denuncia o poeta. Stephen Spender, de visita a São Paulo, afirmou que assinaria gostosamente o poema “Água” (lido em tradução inglesa). (Péricles Eugênio da Silva Ramos)

“Espaçopleno” é, em si mesmo, uma obra de arte, qualquer coisa como uma tradução tipográfica da poesia e nos remete ao clima intelectual de que os poemas de Mario Quintana são uma das expressões. Um dos melhores livros ultimamente publicados. (Wilson Martins)

Sensibilidade moderna e aguda, dotada de rica informação. Não raro o seu poder de comunicação chega a ser contundente, fere mais do que a sensibilidade à flor da pele. (Cassiano Ricardo)

Livro de autêntico poeta, desses que vencem pela riqueza e pelo vigor das primeiras palavras.(José Lins do Rego)

Um poeta que me comove e não perturba unicamente a minha inteligência. Um poeta de linhagem, de “pedigree”. Traz um acento pessoal que se caracteriza pela sinceridade.(Sérgio Milliet)

Um dos mais espontâneos e lúcidos líricos da geração nova. Seu livro é um dos mais belos publicados ultimamente no Brasil.(Menottl Del Picchia)

O homem que escreve coisas assim é evidentemente um poeta. Lírico ou sarcástico, tem no verbo o domínio da música e da pintura.(Agripino Grieco)

André Carneiro distila uma poesia meditada, de abordagem par vezes difícil, de uma sobriedade ligada a uma secura bem depurada, onde toda a emoção fácil é rigorosamente controlada, o que não é nada comum de ser encontrado em escritor brasileiro. É um dos dais maiores poetas vivos do seu país. (Bernard Lorraine – “L’Amerique Latine en poesie”)

Conhecido como um dos poetas mais brilhantes de sua geração.(Bernard Goorden – Bélgica)

Terminologia poética com um atraente sabor técnico, praticamente uma inovação sua.(Domingos Carvalho da Silva)

A profunda sensibilidade do poeta tem marcante expressão por sua força e pureza. (Gaston Figueira – Uruguay)

Poesia extremamente rítmica, onde predominam as notas claras e as harmonias diurnas, sem aspereza e soturnidade. (Fausto Cunha)

Poesia de clareza equilibrada, objetiva, dentro de uma concepção estética rigorosa, voz personalíssima de um autêntico poeta. (Benedito Luz e Silva)

Amei nos seus poemas a pureza e o senso de escolha, a música e a arte natural na condensação dos temas. (Roger Bastide – França)

Nos seus poemas não há ídolos ocultos, nem sacrifícios, nem gestos desesperados. Você é dos que tem sabido Incorporar à vida o conteúdo da consciência. É grande conquista saber dominar os segredos da vida, ter a dignidade de ser uno. Isso faz o caráter e a sensibilidade dos seus poemas. (Carlos Burlamaqui Kopke)

André Carneiro dispõe dessa linguagem capaz de transmitir ao leitor, em sua pureza de origem, uma parcela de emoção do instante da criação poética e a sentimos como parte íntima da nossa experiência vivida. (Adalmir da Cunha Miranda)

André Carneiro dá aquela pintura e sentimento espontâneo do cotidiano valorizado por uma expressão mais humana, mas sentida e que dão a medida exata do poeta. (Rocha Filho)

Indiscutível poder de síntese. As palavras são de um valor essencial. No corpo do poema ganham como que uma nova força. “Hospital”, por exemplo é uma obra prima. (Antonio Paladino)

(…) e características outras conferem à poesia de André Carneiro uma harmonia de ritmos e motivos que se traduzem na difícil virtude da unidade, comum em “Água”. (Wilson Castelo Branco)

Um poeta acima de todas as escolas e de todas as “ismos” possiveis… (Corrêa Júnior)

Incontestavelmente um grande livro e seu autor, André Carneiro, uma das vozes mais puras e um dos mais altos valores da nova geração de poetas paulistas. (A. Brant Ribeiro)

Lembra-me esses pintores de retratos psicológicos, capazes de fixar a vida profunda de seus modelos. (Edmundo Lys)

Certeza ineludível de que estamos na presença de um poeta. Será, amanhã, um dos grandes nomes da lírica brasileira. (A. Garibaldi – Portugal)

Um dos maiores valores da atual geração. (Hélio Pinto Ferreira)

O poeta enfileira na corrente mais arrojada da poesia modernista. “Colégio”, “Hospital”, são pequenos poemas dignos de um grande poeta. (Jorge Ramos – Portugal)

É lamentável que a poesia sóbria e humana de um poeta como André Carneiro passe desapercebida do grande público. “Ângulo e Face” encerra em suas poucas páginas uma deliciosa e purificada mensagem lírica, “feita de angústia e melancolia”. Poemas construídos arquiteturalmente, num equilíbrio de verbalismo e emoção. (Ferreira Gullar)

André Carneiro é um poeta legitimo, cujo lirismo entra em perfeita sintonia com o nosso sentimento. (Lago Burnett)

André Carneiro revela uma experiência surpreendente e apossa-se do leitor com facilidade. (Mauro Mota)

Densidade poética e unidade espiritual rica em valores define a poesia de André Carneiro. (João de Souza Ferraz)

Um dos únicos livros da nossa moderna poesia que li de um jato. E tornei a reler porque nele sempre encontro algo de novo. Não há vislumbre, em André Carneiro, de qualquer influência. No tratamento do cotidiano é onde ele atinge o “climax” do seu lirismo. Um verdadeiro poeta moderno, não só na essência, na temática, mas também na forma. (Manuel da Cunha Pereira)

André Carneiro, una de las expressiones más vigorosas de la nueva poesia, es algo distinto en su país. Poesia contenida, sin concesion a la elocuencia vana. (Héctor P. Agosti – Argentina)

Le rythme vif, aisé et tant joli, chante alertement aux oreilles françaises (Banville D ‘Hostel -França)

Situa-se coma uma das mais positivas estréias dos últimos tempos. (Edmur Fonseca)

Poeta consumado, domina bem os elementos essenciais da poesia, possui já sua linguagem poética pessoal, decantada de impurezas. (Almeida Fisher)

Dom de concisão admirável. Capacidade de ver a beleza nas coisas mais comuns. No poema “Água” o autor soube evocar uma riqueza de imagens, sugestões e emoções raras. (Ralph Edward Dimmick – E.E.U.U.)

Há essência em seus poemas, matéria para fecunda meditação Sente-se firmes as imagens e as idéias, refletindo sentimento voltado para o social e o humano. (Ney Guimarães)

“Ângulo e Face” possui uma fina qualidade poética. (Henriqueta Lisboa)

Sua forma, concisa e exata, firma um neo-classicismo sério e profundo, extraindo de correntes pregressas o que possuem de melhor, acrescentando uma contribuição personalíssima. O segredo consiste na concisão, no poder de síntese exata, acabada, estrutural, que deve mesmo constituir uma atitude anterior ao poema. (Eros Amaral de Souza)

Mais do que “uma esperança de asas soltas”, André Carneiro é uma altíssima realidade poética. (Oliveira Ribeira Neto)

Poemas que atingem um alto nível, em sua aparente secura, que não é mais do que uma intransigência com as formas gastas do lirismo. Nos seus versos André Carneiro traz em sua obra um importante contingente de renovação da nossa sensibilidade lírica. (Peregrino Júnior)

Sergio Milliet já me havia falado dos seus belos poemas, dos quais amei a pureza e seu senso de escolha das imagens e seu valor no conjunto. (Roger Bastide – França)

Já tem agora André Carneiro um nome em nossas letras poéticas contemporâneas. (Luiz Martins)

Um livro de verdadeira poesia aparecido nessa montoeira de papel impresso dos “novíssimos”. Entre os poetas novos do Brasil lhe está reservado o mesmo lugar de Sérgio Corazzini entre os renovadores da lira italiana ou de Vicente Gaos, na moderna geração de poetas espanhóis. (Silveira Bueno)

Sua contribuição para a poesia atual e a de todos os tempos, me parece substancial e duplamente valiosa. (Eros Amaral de Souza)

Na poesia notamos a ausência quase total de produções que mereçam elogios, ressalvando-se uma ou outra, como é o caso de André Carneiro.(Saldanha Coelho)

Sua poesia transfigura as coisas cotidianas. (Carlos Drummond de Andrade)

Como poeta André Carneiro é clássico e moderno. Poesia original e inovadora, concilia disciplina com rebelião e ousadia, impregnada pelo social. A-C- consegue a fusão entre uma poesia pura e impura e a poema mescla vários extratos temáticos, numa liberação que soube coexistir com a severa disciplina que nunca o abandonou. Sua linguagem se cristalizou e se adensou, opaca, misteriosa, plurissignificante, aberta para decodificações, a forma adquiriu grande complexidade. Aberto aos avanços científicos, o eu lírico do poeta está inserido na sociedade e no cosmos, e essa incorporação da ciência terra a sua obra inusitada na poesia brasileira. (Maria Lúcia Pinheiro Sampaio)

Poemas de uma plenitude e grande maturidade, de um classicismo intemporal que penetra o segredo das coisas e dos seres. Um classicismo que vai até o essencial do ser humano, poemas de uma dimensão ontológica. Eu digo “classicismo” porque é clássico o que não se pode “demoder”, aquilo que resiste ao uso implacável do Tempo. Uma obra “impressionant er épatant”, de todos as pontos de vista. (Bernard Lorraine – França)

Carregados de intenções, cada poema, para quem sabe ler, esta cheio de um ritmo secreto. (Luís Amado – Portugal)

Um poeta de excepcional ternura e riqueza expressiva. (Ricardi Saenz Hayes -Argentina)

Poesia que não exclui o homem, não foi gerada em um mundo artificial. (Roldão Mendes Rosa)

Poesia cheia de virtualidades po6ticas. Um misto de abstrato e de concreto dá aos seus poemas aquela mesma vida que se encontra em certos poemas de Elliot, não metafísicos – senão aparentemente – mas voltados para o mundo físico e presente. (Campos de Figueiredo – Portugal)

Com seu livro conquista um lugar de destaque entre as melhores poetas. (Lauro Escorel)

Poemas as vezes bem realistas, se referindo ao meprobamato, a cibernética, a narco-análise, coisas que o angustiado homem de hoje é obrigado a usar. Livro amargurado, porque profundamente realista. Experiência íntima e válida no campo da poesia, mas não será a última, pois a exemplo de Cassiano Ricardo, A.C. está em continua renovação. O tempo mostrará. (Alcântara Silveira)

Andando entre a ciencificção e os langores de antigas fontes, não perde André Carneiro o equilíbrio lírico de um autêntico cordabambista. (Antonio D’Elia)

Esplêndida a poesia de André Carneiro e expressivo o valor poético do seu livro original. (J. Pereira)

Poesia enxuta, rica e vigorosa, André Carneiro se inscreve entre os melhores poetas do modernismo, o que se confirma neste seu novo livro. (Leonardo Arroyo)

André Carneiro com “Espaçopleno”, volta ao “real absoluto” que é a poesia, como nos falava Novalis, com a mesma força e pureza do seu livro “Ângulo e Face”. (Tavares de Miranda)

Sua linha busca a limpeza absoluta, a assepsia. Nenhuma nódoa gordurosa de grandiloquência, nem bactérias de sentimentalismo. E, contudo, a presença do lirismo emocionante, indispensável. (Cassiano Nunes)

André Carneiro é inovador em nossa poesia, por ter incorporado a ela termos científicos. É um poeta do presente, talvez até um pouco do futuro, e provando-o, mostra que a linguagem científica não é absolutamente incompatível com a poesia. (Angela Maria B. Costa)

A obra de AC é arquitetada num sentido poético, pictórico, um gigantesco afresco multicolorido. Faz mais literatura, no sentido clássico do que se imiscuir em padrões da F. C. propriamente dita, daí o seu grande valor (Leo Godoy 0tero – Brasil – Introdução a uma história da F.C. – 1987)

Tanto na poesia quanto na prosa a linguagem de André Carneiro é sóbria e profundamente bela. 0cupa posição privilegiada dentro da literatura brasileira contemporânea. (José Afrânio Moreira Duarte – Brasil, – “0pinião Literária” pg. 35 – 1981)

Já escreveram F.C. escritores como Fausto Cunha, Dinah Silveira de Queiroz, Antônio 0linto e outros. 0 mais importante deles é, sem dúvida, o poeta e escritor André Carneiro. (José Sanz – Brasil -“Visão” – 14 março 1969)

Poesia da melhor gama e que se apresenta com uma segurança surpreendente. Sabe manipular com destreza os elementos construtivos do poema, sem perder o equilíbrio. Sem dúvida alguma, podemos incluir André Carneiro entre os melhores poetas da nova geração brasileira. (Artur Eduardo Benevides)

André Carneiro é poeta. A sua forma é superiormente exata e não se encontra em toda a obra um verso composto para “épater”. Seus poemas de amor respiram saúde e não há morbidez nem cansaço. (Fernando Guedes – Portugal)

Quando Stephen Spender esteve em São Paulo, disse, ao ler uma tradução inglesa do poema “Água”, de André Carneiro, tratar-se de uma página que desejaria ter escrito. E não o disse sem razão, pois essa pequena peça do poeta é realmente de categoria. (Domingos Carvalho da Silva)

Seu livro é uma obra de originalidade admirável, de poesia profunda e madura. (Cristovam Pavia – Portugal)

No Brasil é mais conhecido como poeta, tendo ganho o Prêmio Nacional Nestlé de 1988. Sua obra poética foi tema de uma tese de mestrado “0 Estilo de André Carneiro”, feita pelo professor de literatura Osvaldo Duarte, aprovada com louvor na UNESP. (Carlos A. Mores)

André Carneiro, escritor, cineasta, fotógrafo, pintor, etc., é um artista capaz de exprimir os anseios do seu tempo. Como poeta é clássico e moderno, em busca de novos experimentos formais e temáticos. (Maria Lúcia Pinheiro Sampaio)

André Carneiro é um cientista da palavra, fazendo do ato poético, ponto alto do momento humano. Busca uma aproximação entre o conhecimento científico visto sob o domínio da linguagem poética. (Helenice da Silva Mendonça – Na tese “Arte e Ciência: na obra de André Carneiro” – Pós-graduação em Literatura – Universidade Federal de Vilhena – 1999)

André Carneiro é um dos dois maiores poetas vivos brasileiros. (Bernard Diez – França)

Conhecido como um dos poetas mais brilhantes de sua geração. (Bernard Goorden – Belgica)

O mais destacável na América Latina, onde Bioy Casares o segue de perto(Daniel Barbieri – Argentina)

Entre as estreias dos últimos quinze anos, a sua me parece a mais significativa. (Murilo Mendes)

Terminologia poética com um atraente sabor técnico, praticamente uma inovação sua. (Domingos Carvalho da Silva)

A profunda sensibilidade do poeta tem marcante expressão por sua força e pureza. (Gaston Figueira – Uruguai)

Poesia extremamente rítmica onde predominam as notas claras e as harmonias diurnas, sem aspereza e soturnidade. (Fausto Cunha)

Poesia de clareza equilibrada, objetiva, dentro de uma concepção estética rigorosa, voz personalíssima de um autêntico poeta. (Benedito Luz e Silva)

Sem margem de dúvida, minha vida divide-se em dois grandes pólos, um antes de conhecer André Carneiro e sua obra e o outro, o que vem depois. Magnífico criador na poesia brasileira, mergulha rumo aos horizontes internacionais. (Fátima Francisca Azevedo Bodanese – Na tese de conclusão da Pós-Graduação em Literatura na Universidade Federal de Rondônia – 1.999)

SOBRE A PROSA DE ANDRÉ CARNEIRO

Livro Piscina LivreAndré Carneiro é, sem contestação, o autor de FC de mais prestígio em seu país. Artista polivalente, brilhante e reconhecido poeta, sua obra vem sendo publicada na Argentina, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Espanha, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos,(onde, em uma antologia universitária, saiu ao lado de escritores como Chekov, Brecht, Huxley, Lawrence), Japão, Suécia etc. Pintor, Fotógrafo Artístico, Pesquisador científico em Hipnose e Parapsicologia (com dois livros publicados). (Bernard Goorden – Bélgica)

“Darkness” não só é um dos maiores trabalhos escritos na ficção científica, mas também da literatura mundial. Não apenas FC de ação superficial, mas literatura no seu melhor sentido. A.C. merece a mesma audiência de um Kafka ou Albert Camus. – (A.E. Van Vogt – Unidos)

Autor de contos excelentes. Seu livro “Introdução ao estudo da F.C.” é a melhor sobre o assunto escrita até hoje, infelizmente ainda não traduzida para o inglês. (Harry Harrison – Estados Unidos)

“Piscina Livre ” é um grande romance. Fico feliz dele ter sido publicado na Suécia. (Sam J. Lundwall – Suécia)

André Carneiro é um autor de quem se pode dizer que deu o salto internacional. Publicado em volume OS MELHORES DO ANO (Editora Putnam, USA) ao lado de verdadeiras sumidades da Ficção Científica. Poeta e ensaísta, estudioso de assuntos científicos, sua ficção se coloca na linha evolutiva, avança para a consideração dos problemas humanos sob o “choque do futuro”. (Fausto Cunha – Brasil)

“Darkness” é um conto clássico da ficção científica contemporânea. Leo L. Barrow (Prof. Literatura, University of Arizona, Estados Unidos)

Não sinto receio nenhum em afirmar que A.C. é um dos nossos melhores contistas, um artista maduro e em plena posse de todos os seus recursos. (Benedito Luz e Silva – Brasil)

Em contos em que o terror e o suspense dominam o leitor, como em “Começo do fim” e “A Escuridão”, a atmosfera nos leva a pensar no Kafka de “O Processo” e da ” A Metamorfose”. (Alcantara Silveira – Brasil) (Opinão anterior a de A.E. Van Vogt)

A picante ironia, em alguns contos de André Carneiro, são redigidos com “humor” aparentado ao de um Sterne ou Swift. (Alvaro Augusto Lopes – Brasil)

“Diário da Nave Perdida” mostra a que nível de qualidade artística pode chegar a F.C. quando tratada por um verdadeiro autor, seriamente preocupado com as reações humanas e as qualidades literárias de suas histórias. Clovis Garcia (Brasil)

Único autor brasileiro de FC com obra significativa. (Geraldo Galvão Ferraz – Brasil)

Observa-se que a impressão e o fascínio das histórias de André Carneiro, decorrem precisamente da aliança de um fantasista e um pensador, um poeta a um analista sutil. (Leonardo Arroyo – Brasil)

Sensibilidade moderna e aguda, dotada de rica informação. Não raro o seu poder de comunicação chega a ser contundente, fere mais do que a sensibilidade à flor da pele. (Cassiano Ricardo – Brasil)

André Carneiro é o mais talentoso autor de Science Fiction de toda a América Latina. (Hermes O. Gosso – Argentina)

Em “Piscina Livre” você exercita de maneira brilhante sua originalidade de ficcionista. (Carlos Drummond de Andrade – Brasil)

“Amorquia” é uma obra que discute com profundidade e critica a relação humana , suas angústias ante a morte e o tempo, a amor, a amizade, a arte e a censura, a fantasia e a realidade. (Carlos Alberto Rosa – Brasil)

“Amorquia” demonstra ser A.C. o melhor autor de F.C. brasileiro, nada ficando a dever aos mais famosos do exterior. (José Afrânio Moreira Duarte – Brasil)

André Carneiro é o melhor autor de literatura fantástica da América Latina. (Augusto Uribe – Espanha)

Domínio admirável do estilo, ideias humanistas e um enfoque original. É o mais destacado escritor latino-americano de ficção científica. Bioy Casares o segue de perto, mas com desvantagem, porque, ainda que tente evitar, é um fazendeiro e pensa como tal. (Daniel Barbieri – Argentina)

PRINCIPAIS LIVROS PUBLICADOS

ÂNGULO E FACE – poesia – Edart – SP – 1949

DlÁRI0 DA NAVE PERDIDA – contos – Edart – SP – 1963

ESPAÇOPLENO – poesia – Clube de Poesia – SP – 1963

0 HOMEM QUE ADIVINHAVA – contos – Edart – SP – 1966

0 MUNDO MISTERIOSO DO HIPNOTISMO – ensaio – Edart – SP – 1963

lNTR0DUÇÃ0 AO ESTUDO DA SCIENCE-FICTION – ensaio – Conselho Estadual de Cultura – SP -1967

MANUAL DE HIPNOSE – ensaio – Ed. Resenha Universitária – SP – 1978

PISCINA LIVRE – romance – Editora Moderna – SP – 1980

VÄNERSBORGS BOKTRYCKERI (PISCINA LIVRE) – romance – Delta Förlags -Suécia – 1980

PÁSSAROS FLORESCEM – poesia – Ed. Scipione – SP – 1988

AMORQUIA . romance – Ed. Aleph – SP – 1991

A MÁQUINA DE HYERONIMUS – contos – Universidade Federal de São Carlos -1997

BIRDS FLOWER – poesia – Tradução de Leo L. Barrow – Las Arenas Press – USA – 1998

– Dezenas de poemas e cantos em Antologias e revistas em mais de 10 (dez países)

Nota: Copilado do currículo do autor

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Marco Bourguignon – editor da Scarium MegaZine e Scarium On Line

 


“André Carneiro, Brazilian poet, writer, film-maker, photographer,
and critic: Science fiction is not an escapist literature…”

Marco A. M. Bourguignon

André Carneiro
Fonte: wikpedia

Science fiction’s importance lies in its ability to allow us thought-experiments for both society and the individual. We can try on different futures, extrapolate trends, test for destruction, and find out what it might be like if this, that, or the other things happens.

It’s not important at all to the majority of readers, and to the bigger majority of postliterates, except in the way its thinking influences their lives in countless ways.

As a literary genre, science fiction exists because it must, as a response to technological and scientific change. In attempting to encompass these changes, it lets us begin to inhabit a world we no longer can fully understand. It lets us find a place in complexity.

Ray Bradbury has said that the ability to fantasize is the ability to survive, and doing so as realistically as possible, which some forms of science fiction seek to do, is a step toward making this ability into a skill.

Finally, I would quote André Carneiro, Brazilian poet, writer, film-maker, photographer, and critic: Science fiction is not an escapist literature, but a way for placing man inside the fantastic reality of technological progress.

Again, a way of colonizing the future. If that’s not important, then we have given up on ourselves entirely.

Gene Stewart

Well known as a poet, André Cameiro writes Brazil’s best and most original science fiction. He doesn’t like the science fiction classification and prefers to call his works literature and to have them judge on that basis.

His life style reflets a fierce desire for independence from all superficially imposed values and limitations. He has entered a number of artistic fields and has achivied sucess and recognition in all of them. His experimental films have won prizes in Brazil and other countries, and his artistic photographs have received awards in intemacional exhibitions.

His stories and poems have been translated into Sweden, English, French, ltalian, German, Spanish, Japonese etc. Recently his SF writings have shown an intense interest in sexuality. He has written two novels dealing with futuristic societies in which sexual arts are taught, practiced and perfected as life’s most precious and rewarding activity.

In spite of his rejection of the term, Andrk Cameiro uses science fiction to alter man’s circumstances and thus provide a more adequate laboratory for the study of the multifaceted dimensions of humanity. Although he does have space ships and people living on other planets, he often changes only one basic factor or element.

In “Darkness” a story appeared in Putnam’s “BEST S-F- OF 72” and other anthologies and college texts, André turns the light and energy rheostat down and over a period of days plunges the world into darkness. What happens to men and women under these altered circumstances reveals a great deal about mankind, the fragility of his values and his carehlly ordered universe. Quite naturally, within this altered reality, blind people become the heroes and their leadership saves a number of lives. When light retums the survivors rejoice in the simple fact of being alive and grat1ttlde towards their blind benefators fades quickly into oblivion. “Darkness” represents one of the classic short stories of our times and illustrates André Cameiro’s special use of science fiction.

André Cameiro essay on science fiction, “Introdução ao Estudo da Science-Fiction” stresses three basic points:

I) Science Fiction is not an escapist literature, but a way for placing man inside the fantastic reality oftechnological progress.

2) Science Fiction is above all literature and must be judged as such.

3) The worst thing that happened to this genre was to call it “science-fiction”. The

prejudice that surround it may well come from the fear that man fears toward science. Man loves stability and science is constantly changing ourworld and our way oflife.

Anyone interested in the uniqueness of Cameiro’s science fiction should consult David Dunbar’s doctoral dissertation, “Uniqiue Motifs In Brazilian Science Fiction”, University of Arizona.

(Leo L. Barrow)

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Marco Bourguignon – editor da Scarium MegaZine e Scarium On Line

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One thought on “André Carneiro

  • 05/04/2021 em 20:34
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    Um autor que merece uma republicação de toda a sua obra!!

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