Expediente

    Assinatura

    Troca de endereço
     Números atrasados

    Assessoria de Imprensa
    Jornalista Responsável

    Editor

    Co-editor

    Co-editora

    Publicidade

A Febre Verde


(Ronnie Wells = Jeronymo Monteiro)

>> Resenhas

AVENTURAS DE DICK PETER no. 2 (mistério – ficção científica)
Edições “O Livreiro” Ltda., segunda edição (Rua Carneiro Leão 267 – S.Paulo – SP)

Miguel Carqueija - 22/04/2008

O segundo volume da coleção de Dick Peter já apresenta elementos próximos da ficção científica. O detetive amador (que na verdade é um engenheiro) cujo lema é “Veja as coisas com seus próprios olhos” retorna de uma viagem de negócios ao Alasca e descobre que Nova Iorque encontra-se mergulhada na paranóia, com centenas de pessoas morrendo de um mal misterioso, cognominado “A febre verde” por causa da coloração que se espalhava nas vítimas após a deflagração da febre.

Personagem que foi, também, levado aos quadrinhos na década de 40, Dick Peter é o típico detetive amador que encontra apoio na corporação policial – notadamente o mal-humorado chefe de polícia Morris e o Sargento Cross. A competência de Peter contrasta com todo mundo, pois ninguém senão ele percebe que a epidemia é provocada, criminosa.

Desde já parece difícil de engolir a situação passada por Ronnie Wells: “As reuniões continuavam se sucedendo na Academia de Medicina em todos os institutos científicos do país.” Não obstante ninguém descobre a causa da moléstia. Ninguém atina com uma única pista.

Pelo que eu notei o que falta mesmo é um embasamento científico, pois o autor não tenta explicar, mesmo superficialmente, o que é que os cientistas faziam ao certo para identificar a enfermidade e porque não o conseguiam. Afinal, a explicação dada no desfecho nada tem de sobrenatural. Quanto à causa criminosa da febre verde, é bastante inconvincente pois o vilão é exageradamente caricatural. Assim mesmo o livro é interessante e divertido.

Comentários

Nenhum comentário
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa pagina
Oculte meu email
*Mensagem:
 

contador free