Demônios no Espaço, em "As Luzes de Alice"
Edgar Indalecio Smaniotto*

 

ARTIGOS
Artigos do Fantástico
Artigos de Ciências
Resenhas de Livros
Scarium Cinema

 

As Luzes de Alice, uma noveleta do escritor Miguel Carqueija vêem dar continuidade ao universo criado por H.P. Lovecraft, e toda a sua mitologia referente aos Grandes Antigos, ao livro Necronomicon e ao mito de C`Thullu.

A noveleta é uma aventura de ficção científica e terror, a história se passa em um futuro em que a humanidade colonizou uma parte do nosso braço da Via Láctea, e já mantém contato com seres extraterrestres. Apesar de ser um futuro dominado pela ciência, quando um misterioso assassinato acontece a bordo de uma estação espacial, a clarividente Alice Chantecler é levada a interferir na busca do misterioso assassino. O que a lavará a um duelo de vida ou morte contra os Grandes Antigos.

Estamos diante de uma bela narrativa, em que seres humanos acabam por ter que enfrentar entidades demoníacas muito mais poderosas. O pensamento religioso (católico), do autor perpassa toda a obra, vejamos um trecho:

"Alice Chantecler pode localizar objetos perdidos, bem como pessoas e animais, e por considerar seu dom uma dádiva de Deus, auxilia gratuitamente a quem precisar de seus serviços (p. 10)."

Na verdade o que me aproximou da obra deste autor foi justamente esta faceta de seu pensamento, afinal se vamos construir uma ficção científica legitimamente brasileira, não o iremos fazer repudiando nossa herança católica, pois esta é uma parte essencial da nossa cultura. Os personagens são bem construídos, mas uma ressalva que poderíamos fazer é a falta de ação física na parte final em que Alice enfrenta o Demônio. Ainda assim uma excelente leitura para nossas escassas horas de lazer.

Boa Leitura!

CARQUEIJA, Miguel. As Luzes de Alice. São Bernardo dos Campos: Edição Especial Hiperespaço, 2004. (R$ 5,00)
Pedidos para: Miguel Carqueija,
miguelcarqueija@bol.com.br.

* Edgar Indalecio Smaniotto é filósofo e cientista social (mestrando), pela UNESP de Marília.
  edgarfilosofo@uol.com.br

 

topo da página
[ capa | Ficção On Line | Não ficção On Line | Contos do Navegador
Scarium E-book | Resenhas de Livros
]