Perry Rhodan a Série
Lorna Dannan

 Publicado inicialmente na Base Antares.

 

A primeira vez que travei contato de fato com Perry Rhodan foi ao final de 1998 em um site da internet chamado “Stardust Page” do Rodrigo de Lélis, anteriormente já tinha lido rapidamente sobre Rhodan na antiga Asimov Magazine, mas na época não consegui adquirir nenhum exemplar da Série. Com o tempo consegui alguns livros e não me arrependi, na minha humilde opinião de leitora, Perry Rhodan é uma das melhores séries de Ficção Científica do planeta, a qual nos oferece uma variedade enorme de culturas, planetas, tecnologia e raças alienígenas em toda a sua extensão que já abrange mais de 2.000 fascículos. Textos de fácil compreensão e ritmo contagiante é indispensável para qualquer fã de Ficção Científica ler sobre as aventuras deste intrépido personagem.

Aspectos da Série no Brasil e no mundo...

Lançada na Alemanha no dia 8 de setembro de 1961 pelas mãos dos escritores Karl-Herbert Scheer e Walter Ernsting que usava o pseudônimo de "Clark Darlton”, ela era um projeto pequeno, na verdade eles pretendiam lançar apenas trinta episódios (livros) referentes à Série, mas ela foi uma explosão vendendo 35.000 cópias em seu lançamento.

Logo se juntou a eles o escritor William Voltz, que emplacou vários sucessos na Série com seu método de escrever voltado para o lado filosófico da Série dando a Perry Rhodan um ideal.

Na época era um estilo novo de lançamento de livros de Ficção Científica na Alemanha, tudo coordenada pela editora alemã, VPM - Verlagsunion Pabel-Moewig, ela queria um estilo diferente carregado de ação, com um herói central e imponente. Logo propuseram separar a história de Rhodan em Ciclos, foi a melhor forma de dividir as fases das aventuras de Rhodan, que já passam do Quinto Milênio (ano Galáctico de 4.877). Estes Ciclos foram divididos em número de cinqüenta, mas todos estão amarrados pelas tramas que visam tanto o aspecto da aventura como dos sentimentos de cada personagem uma verdadeira “Space Opera”.

Na década de 60 um ar pós-guerra reinava na Europa sendo claro o poder da Guerra Fria, dividindo o planeta em duas potências, isso motivou o enfoque pacifista da Série que sugere um futuro cheio de conquista e soluções para problemas como guerras internas e civis na Terra, fome, educação e saúde, tudo isso seria resolvido internamente, para que posteriormente Terrânea pudesse visitar outros planetas e fazer contato com centenas de espécies alienígenas, nem sempre cordiais. O início de tudo se deu com a criação da Terceira Potência.

As fases seguintes de acordo com seu Ciclo, enfocam uma parte interessante do desenvolvimento da humanidade agora chamados de Terranos, e os encontros e desencontros com uma miríade de alienígenas.

No Brasil a Série foi distribuída entre 1975 e 1991 pela Ediouro que era a antiga Tecnoprint, infelizmente a Série sumiu das bancas e livrarias tupiniquins por mais de uma década, para se conseguir algum dos preciosos Pr´s, (Como são chamados os livros de Perry Rhodan), os fãs utilizam a troca ou venda de fascículos repetidos ou recorrem a sebos para adquirir livrinhos usados. A edição da Série no Brasil foi interrompida no número 536, mas isso não desanimou os fãs que por vezes conseguem adquirir os números em outras línguas, a Série foi traduzida para inúmeras línguas, japonês, inglês entre outras.

Aqui foram lançadas três edições básicas, os livrinhos pretos, práticos e com aspecto clean, os livrinhos de capa branca um pouco menores e depois a coleção Futurâmica onde as capas são pretas com a face de Perry Rhodan na capa, porém esta edição vem em formato maior e com o texto mais condensado dificultando um pouco a leitura.

 

Atualmente a Série voltou a ser distribuída em nosso país pela editora Star Sistemas e Projetos Gráficos sediada em Minas Gerais.

Um pouco da Série Perry Rhodan.

As aventuras de Perry Rhodan começam quando ele e os demais tripulantes da Stardust encontram os Arcônidas na superfície da Lua. Os Arcônidas são uma raça muito antiga que forma um grande Império Galáctico, sua tecnologia é muito superior ao dos humanos, porém eles sofrem de uma degeneração da espécie que se vê desmotivada para continuar em um universo de conhecimentos avançados e comodidades tecnológicas, suas ambições de certa forma acabaram. Mas no decorrer da Série nota-se que eles tem muito haver com os humanos e principalmente com os planetas do Sistema Solar. (Local que já recebeu algumas expedições arcônidas).

 

O encontro...

A primeira missão de pouso na lua está prestes a acontecer, para isso os Estados Unidos construíram uma nave super avançada o foguete Stardust. Nesta nave embarcaram o Major Perry Rhodan, o Capitão Reginald Bell, o Tenente-Médico Eric Manolly e o Tenente e Astrofísico Clark G. Fletcher.

Tudo corre bem na partida, mas quando eles estão próximos da lua, praticamente pousando, uma estranha interferência afeta o funcionamento do computador do foguete isso causa alguns danos à nave e põe um fim na missão selenita.

No princípio concluem que é uma armadilha de outras nações (Asiáticas), que também tinham se lançado na aventura de pousar na lua, mas esta hipótese é descartada quando eles começam procurar uma causa plausível para os acontecimentos na superfície selenita, Perry Rhodan acompanhado de seu amigo Reginald Bell, encontram uma nave esferóide gigantesca e logo descobrem que ela pertence aos Arcônidas, dentro da nave está Thora (Comandante da Nave) e Crest (Cientista da Expedição), ambos empenhados em uma expedição mal fadada que os obriga a pousar na lua.

Depois de travar conhecimento com esta cultura e com essa nova raça, os membros da missão prometem ajudar os Arcônidas com sua nave e principalmente Crest que se encontra debilitado e doente, mas em troca muito da tecnologia Arcônida vai ser usada para ajudar a Terra a se unir, tudo isso pelas mãos de Perry Rhodan que se torna o Presidente da Terceira Potência. Para que os planos da construção da Terceira Potência sejam concretizados, Rhodan abandona seu posto de oficial espacial dos E.U.A. e se torna simplesmente um terrano, esse é o nome que começa a denominar todos os terráqueos, o projeto de Rhodan é unir a Terra sob um único poder e estender as conquistas terranas pela Galáxia.

Após a concretização da Terceira Potência e a organização de um Exército de Mutantes os poderes de Rhodan tendem a aumentar, suas aventuras se estendem pelo futuro, ele se uni a vários seres, um deles é o telepáta Gucky que se tornou o mascote da Série, ele também trava contato com o "Aquilo" que habita o planeta chamado Peregrino, o "Aquilo" que tem imenso poder concede a Rhodan e Bell a vida "eterna", cerca de 20.000 anos de vida. Atualmente a Série que é semanal está além do ano de 4.877, nestas idas e vindas, muitos aspectos dos Arcônidas são revelados e muitas raças e povos que habitam a Galáxia são apresentados a nós, uma variedade enorme de acontecimentos e tramas nos conduzem a uma saga inesquecível e irresistível. 

lornadannan@terra.com.br

[ capa | Contos | artigosScarium E-book | Resenhas de Livros]

 

www.scarium.com.br
 - - Revista independente de ficção científica, horror, fantasia e Mistério - -
Todos os direitos reservados
©2002 Scarium Megazine